Carriola das letras

Um pouco de tudo do todo!




A foto acima faz parte da campanha "CAMPARI TALES 2008", e que leva Eva Mendes, a 'felizarda' da campanha, para os mais fantásticos contos de fadas.
A publicidade de inocente não tem nada, e por isso se torna tão instigante a leitura e análise de propagandas como essa da CAMPARI, ao meu ver, fabulosa.
Para a compreensão total desta foto da campanha é necessário conhecer, além do produto, a história de "Alice no país das Maravilhas".
A partir da observação de cada objeto concreto e significativo que a figura possui, e de qualquer detalhe, por menor que seja, pode revelar muito de sua intenção. Sendo assim, elementos como a mulher, bonita e sensual, as cartas com o 'A', característico da CAMPARI, os homens, que no contexto transformam-se em cartas, clima, e outros aspectos muito importantes, que serão abordados, não podem passar em branco.
Quanto ao clima, o que se pode perceber, não só nesta figura mais em várias outras da mesma campanha, é que fenômenos naturais como tempestades, nuvens escuras e carrregadas estão em evidência. Curioso é que o 'tempo' dá indícios de melhora com a aparição da bebida. A intenção é mostrar que não importa que o mar esteja em fúria, que a natureza enfrente um caos, porque se você tem em suas mãos uma garrafa ou uma dose de CAMPARI nada pode te atingir.
A figura nos diz claramente que com a taça da bebida nas mãos, você não precisa se preocupar, você irá brilhar, CAMPARI irradia você e o mundo, torna-se única e sem problemas, a vida é seu momento CAMPARI, livre, bela, solta e sedutora. Com CAMPARI seu momento é perfeito.
É importante destacar que o alvo publicitário dessa campanha são as mulheres, visto que a bebida é doce, com um teor alcoólico não muito alto, e é conhecido popularmente como "bebida para mulheres". De um modo geral as campanhas publicitárias da bebida CAMPARI são direcionadas às 'divas'.
Com o néctar nas mãos, "Alice" torna-se cobiçada e desejada. O seu 'exército de cartas' está a seus pés, dois a acompanhando com uma dose da bebida, e um à sua frente, justamente o que está com a garrafa.
O A(z) nas cartas, destaca o "A" da CAMPARI.
Os homens são numerados, os que estão ao lado de Alice, com os números 2 e 3, e o que está a frente, é o número 1, segurando a primeira bebida no gosto feminino.
Só quem possui a 'força CAMPARI' será como Alice da propaganda: encantada, única e poderosa.
Essa campanha é uma potência nos dias de hoje, em que a sociedade privilegia os padrões de beleza, muito bem representados pelos modelos da foto. E também em relação a busca da satisfação pessoal, proporcionada através do conforto, prazer, proteção e tudo o que se precisa ao seu alcance, adquiridos de maneira fácil e sem esforços.
Recorrendo a um texto conhecido por muitos - Alice no país das Maravilhas - a intertextualidade é o fator 'X' desta propaganda. O conto é abordado de maneira inovadora e ousada, abusando da sensualidade e poder para persuadir o leitor, conseqüêntemente consumidor, de todo o potencial da bebida.
CAMPARI pode não satisfazer a todos os gostos, mas o que podemos concluir, é que a campanha publicitária 2008, "CAMPARI Tales", como várias outras da marca, não deixa a desejar.
Bruna Carolini B.

0 comentários: