Carriola das letras

Um pouco de tudo do todo!





Dia desses, saindo de casa toda atrapalhada e cheia de livros, aconteceu algo que agora me motiva a escrever esse texto.
Um senhor com roupas sujas, me vendo com tudo aquilo de livros e cadernos disse:
- Indo estudar filha?
Antes mesmo que eu respondesse ele emendou:
- Isso mesmo, estuda, porque eu não estudei e virei "passador de veneno"!
Disse isso com um sorriso imenso e seguiu andando. Não consegui responder, ele já havia ido...
Foi aí que eu parei, com todo aquele peso, no braço e na consciência, e consegui ver o contraste: um senhor que trabalha de sol a sol por não ter tido as mesmas oportunidades que eu por exemplo, que sempre frequentei a escola.
Então comecei a buscar na lembrança tantos outros contrastes, algumas imagens me vieram à mente...
Um senhor puxando um carrinho com reciclagem e um outro senhor em uma BMW com motorista...
Uma criança saindo do colégio, o maior e mais caro, acompanhada pela mãe e do outro lado da rua uma criança sozinha vendendo balas no semáforo...
Tantos outros, que eu e você sabemos tão bem...
Nesse momento tive medo. Medo de não mais perceber esses contrastes, medo que minhas pupilas se acostumem. Na mesma hora fiz um pedido:
-Que meus olhos, por mais cansados que estejam, nunca deixem de perceber os detalhes, os contrastes da vida, e que minha boca não se cale.

Ao senhor que com aquelas poucas palavras fez tudo isso:
- O senhor não é menos humano, não é menos importante, menos sábio nem menos VIDA que qualquer diplomata. Se por um lado o senhor não conhece várias línguas, por outro tem muita gente que não sabe como acabar com uma erva daninha, que impede que vejamos o belo. O senhor naquele dia matou a erva daninha das minhas pupilas!

"NÃO HÁ SABER MAIS OU SABER MENOS, APENAS SABERES DIFERENTES." (Paulo Freire)



Confira a trilha sonora aqui: Brasis - Seu Jorge

12 comentários:

Tu nem deve lembrar, mas eu já estive aqui antes e falei que ia voltar. Bom, aqui estou. Se gostei antes, agora então... rs

Como é difícil encontrar conteúdo na internet, Parabéns por me fornecer gratuitamente algo que valha a pena.

é, esses contrastes q encontramos diariamente nas ruas é de fazer pensar mt na vida e nas nossas atitudes!

http://alexandreterra.blogspot.com/

Adorei o blog! Tou seguindo, flor!

Obrigada pela visitinha..

Bjuxx

Esses contrastes muitas vezes ajudam a lembrar quem somos e quem devemos ser através das nossas escolhas, afinal são elas que definem nosso caminho como, por exemplo, aproveitar ou não a oportunidade de estudar e ser alguém.

É a realidade que vivemos,vivemos num contraste gigantesco,que estamos tão acostumados que nem enxergamos mais,faço o mesmo pedido que você,de não deixar de perceber os contrastes,os detalhes,aqueles que fazem a diferença em nossos dias e acabamos deixando de lado...

Blog lindo!*-*

o mal nasce da banalização da vida...

http://celuliteseoutrasestranhezasdemulher.blogspot.com/

É O SEGUNDO TEXTO QUE EU LEIO HOJE COM CARA DE PROTESTO DAS ATUAIS CONDIÇÕES DE VIDA DE INDIVIDUOS E, EM CONSEQUENCIA, DA SOCIEDADE CONSTRUIDA POR ELES.
ME LEMBREI DE UMA PROPAGANDA QUE CIRCULAVA A ALGUNS MESES SOBRE AS CRIANÇAS VEREM O MUNDO DA MANEIRA QUE ELE É E APONTAREM , INUTILMENTE, AOS ADULTOS.
iNFELIZMENTE QUANTAS VEZES NOS DEIXAMOS LEVAR PELO COMUM E COMEÇAMOS A ACHAR COISAS ESTRANHAS E INADIMISSIVEIS TOTALMENTE NORMAIS. SUA ORAÇÃO DEVERIA SER FEITA POR TODOS, MAS SÓ ORAR NÃO BASTA, SEMPRE SE PODE FAZER UM POUCO. O GRANDE PROBLEMA É QUE, NA MAIORIA DAS VEZES, DEIXAMOS O PROBLEMA PARACER TÃO GRANDE, QUE REQUER MEDIDAS TÃO IGUALMENTE GRANDES QUE NÃO FAZEMOS NADA A RESPEITO. SENDO QUE ISSO SÓ PASSA DE UMA ANESTÉSICO PARA A NOSSA CONSCIENCIA, POR QUE PODEMOS SIM FAZER ALGO QUE PODE NÃO MUDAR O MUNDO, MAS PODE FAZER A DIFERENÇA NA ESCOLHA E NA VIDA DE ALGUÉM.

__
WWW.CORACAOONLINE.BLOGSPOT.COM

Boa tarde não deixe de participar da promoção para ganhar um dvd do ac/dc

mais informações no blog
http://loverocklive.blogspot.com/

a vida realmente não é justa com algumas pessoas \:
estou te seguindo fofa, ótimos posts!

Deixei um selo pra você no meu blog, é só passar lá pra pegar, ok?

O pior de tudo é que com a confusão do dia-a-dia nossas pupilas acabam se acostumando a não enxergar essas coisas... e essas pessoas acabam se tornando invisíveis pra nós - invisibilidade social, é assim que se chama.
Muito legal você postar isso aqui, abre os olhos de muita gente como eu!
Adorei o blog, estou seguindo!

Como muitos disseram anteriormente, infelizmente na correria do dia-a-dia nossas pupilas acostumaram-se a não ver esses contrastes, talvez não pela correria, mas por criarmos dentro de nós um mundo que não permite enxergar o diferente. Acostumamo-nos a comer do bom e do melhor no café da manhã, almoço e jantar e nem lembramos de quem está lá fora, nas calçadas e debaixo das pontes mendigando por um pouco de farinha e por um pedaço de pão. Acostumamo-nos a conviver com a venda nos olhos, é muito mais fácil do que tentar fingirmos que nada estamos vendo... Não sei se invisíveis sãos os outros ou nós. Não é preciso que sejamos santos, nem bons samaritanos, é preciso que apenas acordemos. Talvez um dia a venda caia dos nossos olhos e não seja preciso usarmos colírio, pois a realidade está lá fora, mas faz parte de cada um de nós! Cabe a cada um interpretá-la e entendê-la da forma que desejar.
Parabéns pelo blog e pelos textos.

Visite: http://www.marcellofm.blogspot.com